domingo, 18 de agosto de 2019

Edital - LICITAÇÃO DAS LINHAS DA VIAÇÃO SUL FLUMINENSE

Segue o link para visualização do Edital do Transporte Público de Volta Redonda. O edital tem como fundamento a licitação das linhas da Viação Sul Fluminense, que por ser a maior empresa da cidade, detem um grande número de reclamações.

Edital
Anexo

O que vocês acham que poderá acontecer? Acham que a empresa tem algo para dar a volta por cima? Uns dizem possível ser formado um consórcio como aconteceu em Barra Mansa. Qual seu palpite??

O silencio dos administradores da empresa é ensurdecedor rsrs.




115 comentários:

  1. Á viação sul fluminense está sob intervenção judicial nenhum sócio pode entrar na empresa. Aliás em 2005 a Viação Pinheiral não teve suas linhas casadas porque estava sob essa jurisdição e isso não se aplica a vsf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Sobre oque eu estudei sobre lei o senhor prefeito não pode tirar a Empresa pois ela está sobre intervenção, se o prefeito tirar a Empresa pode ter certeza que foi fraude na licitação, e ele terá que tirar a viação pinheiral, Elite e viação Cidade do Aço pois a exigência dos Vereadores é que se for tirar a viação sul fluminense terá que tirar as outras também, quero só vê se o prefeito vai fazer isso mesmo de tirar as outras três Empresas também.

      Excluir
    2. Sejamos imparciais, vale lembrar que no caso das linhas municipais da Agulhas Negras, que também estava sob intervenção judicial, a empresa perdeu as linhas municipais, foi cassada devido ao grande numero de reclamações e nunca mais voltou a operar linhas municipais! Pau que da em Chico, também dá em Francisco! As regras tem que ser as mesmas para todos! Quanto a não fazer licitação para todas as linhas, já foi divulgado pela prefeitura que existe uma liminar do Sindpass que impede a prefeitura de licitar todas as linhas em VR. Vejo que não é uma perseguição a VSF, a prefeitura está fazendo valer o direto dos cidadãos (usuários), que estão sendo prejudicados pelos péssimos serviços prestados atualmente pela VSF. Oportunidades foram dadas pelo poder publico para que a VSF fizesse os acertos, mas a empresa não compriu e pagou pra ver, o resultado tá aí, população pagando caro e falta ônibus em todas as linhas! É Lamentável a diretoria da empresa deixar chegar a esse ponto.

      Excluir
    3. A situação da agulhas negras foi diferente! O que fez ela perder as linhas foi a greve dos funcionários que não recebia há meses. A agulhas negras só veio a entrar em intervenção um ano depois.kkk desculpa, mas não tem nada a ver a situação da vsf com a van!
      Vamos ser coerentes galera! Se não fosse a greve da van e a falta de dinheiro para abastecer os ônibus, ela não deixaria de operar. Mesmo que o prefeito da época Gotardo quisesse que ela continuasse, não seria possível, pois todos cruzaram os braços e o combustível também não tinha mais.
      Me lembro que a agulhas negras paralisou os serviços por um dia, e logo em seguida por mais dois dias, aí o prefeito Gotardo foi até a sede da empresa e constatou que ela não tinha condições de sequer abastecer os carros da frota, aí nesse caso é diferente.
      O que é coerente de se fazer é tirar algumas linhas da vsf, mas licitação para tirar só ela, não concordo! Se fizermos uma pesquisa de verdade, veremos que a insatisfação é geral com o sistema de transporte de vr.

      Excluir
    4. A prefeitura está correta! Prefeitura defende os interesses dos cidadãos (usuários), Caso não houvesse uma liminar impedindo a prefeitura de realizar licitação de todo sistema, com certeza a prefeitura faria. Hoje legalmente a prefeitura só pode realizar a licitação das linhas da empresa que deve o decreto de caducidade do contrato simples assim! Nada contra empresa alguma, apenas é o que a prefeitura pode fazer nesse momento de colapso nas linhas operadas pela
      VSF.
      o sistema de transporte de VR é antigo, precisa ser reformulado e o grupo politico do Neto tem muita culpa nisso, nunca quis contrariar os donos das empresas, foram 20 anos no poder sem fazer nada pela qualidade do transporte coletivo de VR. Efeito dominó, toda vez que o maior acionista da empresa morre, a empresa vai se acabando! Essa é a verdade, só não aconteceu com Resendense por dividiram a empresa em duas. Uma ficou com dividas e faliu a empresa nova ficou com as linhas intermunicipais e sem dividas, está viva até hoje

      Excluir
  2. Também gostaria de entender isso!

    A Pinheiral também esteve sob intervenção, prestando um serviço pior do que a vsf naquela época, e ninguém tirou as linhas dela.
    Ainda acredito que a vsf não perderá as linhas. A empresa está tranquila demais.

    Só acho

    ResponderExcluir
  3. Kkkk Myzael é excluido até aquim só diz besteira tb kkk

    ResponderExcluir
  4. As linhas da VSF foram cassadas antes da intervenção/recuperação judicial. A licitação está sendo feita agora pq havia decisão suspendendo os efeitos da cassação. Caindo a suspensão, a cassação volta a vigorar da data em que foi publicada, ou seja, ao tempo da intervenção judicial a VSF já não tinha mais as linhas. Por isso, não há irregularidade.

    ResponderExcluir
  5. tem algum grupo ativo de ônibus que eu possa entrar, pois tinham 2 e eles acabaram por discussões entre o povo.

    ResponderExcluir
  6. Ressalto que não exclui comentário de nenhum usário. Todos comentários serão mantidos, desde que este não contenha conteúdo ofensivo a outro. Boa noite

    ResponderExcluir
  7. Só acho que poderia ter divido em peloenos 3 lotes. Lote 1 as linhas do setor 1 lote 2 linhas do setor 3 e lote 3 setores 4 e 5.

    ResponderExcluir
  8. Vamo supor que a elite pegue as linhas que antes ela concorria com a rival, sao várias até porque ao longo dos anos uma foi invadindo o setor da outra, um exemplo é o Santo Agostinho, muitos simpatizantes da VSF alegam que o Prefeito Samuca Silva anda lado a lado do proprietário da elite o Sr Paulo Afonso Paiva Arantes, alguns até dizem que o Samuca é casado com a sobrinha do Paulo Afonso, o que não deve ser mentira. Mais eu me lembro bem que no início dos anos 90 a vsf ganhou a antiga linha 440 hoje 540 de graça do prefeito da época. O Santo Agostinho sempre foi populoso e dominado pela elite. Aliás la é o setor oficial da empresa o "Setor 2". Oque aconteceu! Após a construção do viaduto ligando a ilha São João ao bairro, meses depois a prefeitura autorizou uma linha ligando o açude/retiro ao santo agostinho passando antes pela vila, ela começou com poucos carros mais em pouco tempo foi aumentando a frota e ficando mais lucrativa. A alegação da viação sul fluminense era de que não tinha ligação do retiro maior bairro da cidade com o Santo Agostinho segundo maior bairro, até então tudo bem mais pq não da essa linha pra elite? A elite saiu no prejuízo a 230 caiu muito. O Seu Fernando como sempre agressivo colocou um carro atrás do outro e vários extras, muito tempo depois que a elite colocou a 260 pra fazer frente a 440. Isso gerou uma briga política muito intensa na época, a 230 não caiu muito pq o bairro e muito populoso não falta passageiro pra ngm mais mesmo assim prejudicou a verde e branca. A vsf tinha muito poder em volta redonda. Após isso o Paulo Afonso pediu uma linha em algum setor da viação sul fluminense pq o Prefeito tinha dado 70% dos passageiros de sua mina de ouro para a Sul Fluminense, foi ai que nasceu a 250 Água Limpa X Padre Josimo, mais a elite era proibida de entrar no retiro poisbo mesmo era exclusivo da vsf e ainda em 2019 é exclusivo dela.
    O que quero dizer, hoje a elite pode estar sendo beneficiada mais no passado era a Sul Fluminense, concordo com isso? Claro que não mais se ela tivesse sido bem administrada após a morte do Sr Fernando não taria passando por essa situação pq cá entre nós entre elite e Sul Fluminense eu prefiro mil vezes a vsf. Claro em boa situação ou vcs acham que esses mercedes da elite aguenta subir o siderlanda? Claro que não.

    Mais caso a elite pegue alguma linha concorrente direta ela irá juntar as linhas, por exemplo 100/125 105/110/150 155/160 "250/510" coloquei essa em aspas porque a 510 e 250 são totalmente diferentes apesar de em alguns momentos fazerem o e mesmo trajeto, 220/320 e claro 260/540 teríamos uma Caieiras X Açude Vila Vila. Mais como vcs sabem sou totalmente contra a licitação de apenas 31 linhas teriam de ser todas e mudar alguns trajetos que parecem ser dos anos 90, e a região do Roma? Park Sul? Quer fazer licitação faz direito Samuca. E outra teremos cobrador? Engraçado que em Barra Mansa tem e o Paulo Afonso não reclama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barra mansa ainda tem cobrador por conta de uma lei aprovada pelos vereadores!
      Mas ainda sim, a colitur tirar cobradores nos fins de semana.
      Outra novidade, a linha 230 está indo até a vila em sua maioria. Inclusive aos domingos, dos 6 carros oficiais da linha, 3 vão até a vila e 3 até o conforto.

      Nos fins de semana, dos 3 que rodam, 2 são vila e 1 conforto.

      Excluir
  9. nao concordo com a descisão da prefeitura de volta redoda, pois se para fazer uma licitação de concessão de transporte publico, que faça para toda a cidade; e nao excluindo uma só empresa. se fosse assim o justo seria divirdir as linhas com as empresas que prestam serviço a cidade atualmente.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que não precisa esperar todas as empresas chegarem a porcaria que está a VSF pra fazer licitação. Gostando ou não das outras empresas elas ainda estão melhores e não da pra tirar as linha delas, é fato isso, a prefeitura perderia na Justiça. Vamos desapegar da VSF pessoal, já deu isso rsrs

    ResponderExcluir
  11. Ontem domingo perdi a conta de quantos ônibus da linha P190 Barra mansa x volta redonda via 33 iam na garagem entravam e depois saiam ... Foi assim várias vezes durante o dia principalmente a tarde.

    ResponderExcluir
  12. O que acontece se não aparecer nenhuma empresa na licitação?

    ResponderExcluir
  13. A 540 está atualmente com quantos carros?

    ResponderExcluir
  14. Num post anterior perguntei a diferença entre 510 Via Retiro 510 via ponte e 250 Vila Mury, me responderam educadamente falando que as duas 510 fazem o trajeto inverso concorrendo com a 250, e que a partir da vila e a 510 via ponte que concorre com a 250 da elite, só que por várias vezes eu via na Vila um 510 via retiro sentido aterrado concorrendo com a 250, poderiam me explicar a Real diferença entre via ponte e via retiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina o mesmo ponto de partida de um objeto, nosso referencial é o ponto final do Padre Josimo, certo!!! Compreendeu?

      Desse mesmo ponto de partida, o 510 via Ponte segue em sentido a Ponte Alta, enquanto o outro parte no sentido Retiro, porém esta linha é circular, portanto, o veículo que partiu sentido Ponte, volta pelo Retiro, enquanto o que partiu sentido Retiro retorna a seu ponto de partida pela Ponte Alta.

      A linha 250 da Elite, na realidade concorre com 510 independente do sentido da linha, pois é certo que em algum momento, especialmente na Vila, Aterrado e parte do Retiro, a 510 se esbarra na 250.

      Só reforçando, a linha 510 é uma linha circular, onde o ponto de partida e final é o Padre Josimo.

      Excluir
  15. É comum os carros via ponte mudarem a vista e botarem via retiro a partir do Conforto, isso acontece com os carros do Siderlândia quando chegam na Amaral Peixoto, mero hábito para pegar passageiros que vão para o Retiro

    ResponderExcluir
  16. Isso ai. Ultimamente isso tem acontecido mais vezes ainda. Mas com padre Josimo também.

    ResponderExcluir
  17. Atenção galera,

    Nos próximos dias a vsf estará proibida de parar dentro da rodoviária de barra mansa. A empresa está com dividas com a rodoviária e me parece que não vai conseguir pagar

    ResponderExcluir
  18. Urgente: Viação Elite circulando pelo retiro Hoje ! Não vi qual linha ... !!Desde as 5:00 a viação Elite está circulando pelo Retiro parece que é alguma linha saindo do Açude.

    ResponderExcluir
  19. ELITE NO RETIRO

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=492455591542266&id=100023334878231

    ResponderExcluir
  20. Nunca fui a favor dessa decisão, mas não tem jeito, a vsf está indo para o buraco. É problema em todas as linhas. Não descarto que a prefeitura autorize a vca a estender a linha até a santa cruz, ou estender a pinheiral até o Belmonte e por aí vai.

    A vsf está dando tchau,dando tchau, dando tchau, tchau, tchau.

    ResponderExcluir
  21. Pro retiro tem ônibus toda hora, nunca falta passageiro, isso aí e do mais um indício qie a macumulação ente o Prefeito e o Paulo Afonso. Só pra deixar claro que eu nunca achei legal o domínio da Sul Fluminense no retiro.

    ResponderExcluir
  22. A linha da Elite que está indo no Retiro é a 155 Circular 15. Ponto final no colégio João 23.

    ResponderExcluir
  23. Galera,

    Posso estar enganado, mas não descarto a possibilidade de outras linhas serem criadas para a pinheiral e vca também.
    Se vocês analisarem bem, no dia da licitação,a empresa vencedora assumirá as linhas da vsf, porém essas linhas que estão sendo criadas agora, inclusive a extensão da 155, permanecerão, ou seja, as atuais empresas sairão ganhando do mesmo jeito, independente de nova empresa ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta extensão de linha é provisória, não é definitivo.

      Excluir
  24. E tem gente ainda achando que a elite iria deixar barato um investimento tão alto em renovação da frota, para ver os carros parados na garagem, sem utilização kkk

    Daqui a pouco será a vez da Pinheiral fazer exigências.

    ResponderExcluir
  25. Concorrência no Retiro é um sonho dos moradores há mais de 30 anos... Seja quais forem as empresas, que bom que esse dia chegou!!! Paulo Afonso ganha, mas com certeza a população também!

    ResponderExcluir
  26. Ia comentar outro dia mas esqueci, vi no edital de licitação mostrando todas as linhas da cidade e quantos carros tem, a 155 tem 7, sempre pensei que fossem 10, quando chegava 10 carros os 10 iam pra ela, não sei se são 3 extras, mas tinha percebido uma queda na 155 msm, só tinha os sveltos 2012, e não recebeu nenhum vip 4, achei estranho deixar de lado a 155 e investir na 100,105, mas enfim hoje ta o 2313 e 24 lá, esses vip 4 novos que ficam fazendo rodizio de linha alguns devem ir pra la, ou daqui a pouco a elite ta com mais ônibus novo, ainda mais com a licitação chegando, gostei da ida da elite pra lá , mas é suspeito msm kk logo a elite, logo a 155 uma linha grande, enfim, vamo ver o que vem com a licitação espero que venha empresa nova, novas linhas realmente poderiam ser criadas ou mudadas, por exemplo a 525 ir até agua limpa e 530 ir até tres poços, conectar mais bairros entre si.

    ResponderExcluir
  27. Já pararam para pensar que a vsf só está operando ainda, porque mantém os pagamentos em dia? Se ela atrasar daqui pra frente, ela para de vez!

    Só não entendo uma coisa: A intervenção veio para dar fôlego para a empresa,mas parece que está sufocando até matar... Vai entender!

    ResponderExcluir
  28. 155 passando na entrada da vila Brasília indo pro jardim Amália só o motorista e o cobrador; nunca vi um ônibus tão vazio como esse aqui no retiro.

    ResponderExcluir
  29. dentro de 10 min 3 ônibus da 155 aqui no retiro 2330 2322 o outro esqueci

    ResponderExcluir
  30. Também vi bastante carro no retiro, 2304 perto do hospital são josé, 2307 na altura da americanas e 2303 na tiradentes, a elite reforçou mesmo a 155 pra atacar a sf e tbm nao ter deficiencia com a 155.
    Acho que como a linha é nova muita gente não sabia, nem mesmo os motoristas e cobradores, ela não passa no shopping que tem grande concentração de pessoas, mas passa na rodoviária, um ponto da amaral e aterrado, da pra pegar gente e como teve bastante ônibus hoje andou vazio.
    Mas é aquilo, é provisório, vamos ver quando a licitação vier e a elite tiver algumas linhas da sf e voltar como a 155 normal, pra mim isso é até uma tática pra população aprovar a elite e a elite testa o movimento pra esses lados também

    ResponderExcluir
  31. Galera,

    O negócio ficou sério!
    Elite fazendo 260 santo Agostinho x vila!

    Acabei de ver o 2337 no ponto final do santo Agostinho. E detalhe: Esse 2337 tinha acabado de passar por mim, mas como não vi a frente, achei que estava indo para o Caieiras, mas não, foi para o ponto final do santo Agostinho e agora está voltando. Ele está parado perto dos 540, com o letreiro VILA, sem número da linha.

    ResponderExcluir
  32. Acabei de ver um 260 parado no escritório central 2279. Para quem não sabe, é muito difícil ter um 260 parado ali, ainda mais nesse horário. Realmente o jogo virou e a vsf já está indo para o fim mesmo.
    Outra coisa, entrei no RJ 202.011 e tem um comunicado sobre as demissões que estão ocorrendo na empresa. Independente de qualquer coisa, não acredito na virada da empresa. Ela perderá as linhas municipais e não aguentará ficar somente com as intermunicipais.

    ResponderExcluir
  33. O Samuca não esta nem esperando a empresa se reerguer, está jogando sujo com a Sul Fluminense, só cego não ver que a ui certo favorecimento a elite do Sr Paulo Afonso Paiva Arantes. Presidente eterno do sindpass

    ResponderExcluir
  34. Samuca está esperando a VSF se reerguer desde 2017

    ResponderExcluir
  35. Não tem ninguém jogando sujo. Alias tem sim. A sul fluminense que Sempre jogou sujo com a população .. Já passou da hora de sair fora de cena. Samuca jogando sujo com a sul fluminense fala sério. Ela q sempre se achou dona da Cidade agora já era.

    ResponderExcluir
  36. Realmente gostaria que a vsf pudesse se reerguer, mas realmente a coisa está bem complicada.

    Que outra empresa assuma os trajetos da vsf e preste um serviço de qualidade para a população.

    ResponderExcluir
  37. Meu camarada eu estou pensando da situação dos rodoviários que poderiam nunca recebe suas rescisões, se fizer uma cpi, tanto em Barra Mansa quanto em volta redonda vão ver que essas licitações São fraudadas

    ResponderExcluir
  38. Você é peixe pequeno e além do mais é inocente, eu me lembro muito bem em 2013 na convenção coletiva dos rodoviários em volta redonda, todas as empresas do sindpass recusaram a proposta do sindicato dos rodoviários de volta redonda, vide Elite, Pinheiral Agulhas Negras e algumas empresas de outras cidades. A única empresa que aceitou o aumento salarial dos rodoviários foi a Sul Fluminense. Depois disso todas as outras empresas tiveram de aceitar pq a maior empresa da cidade e do sindpass disse sim. A Sul Fluminense errou se achou maior do que era ignorava as descisões do Paulo Afonso, dificilmente via nas ruas algum carro sem cobrador da empresa, enquanto agulhas negras e elite aterrorizava os rodoviários com a dupla função a vsf ficava intacta com só as linhas 110 e 420 sem cobrador indo contra as decisões do sindicato patronal.
    Lembro muito bem que estava previsto pra VSF a renovação da frota em 2015 a última foi advinha em qual ano???? 2012/2013 o ano em que houve desavenças com o Sindpass. Chegou 2015 a empresa estava sem crédito no mercado nenhuma montadora liberava carro pra empresa, problemas de manutenção foram aumentando e a renovação não chegava até que em 2017 ela consegue comprar 10 carros iveco. Ou vcs não acham que membros do sindicato patronal não podiam ir na mascarelo, Caio Marcopolo e etc e impedir que carros novos saiam pra Sul Fluminense? Essa gente é muito poderosa, conhecem juízes, elegem prefeitos, governadores vereadores deputados, e muito mais gente que vcs não imaginam. Entao não duvidem por aí quando lerem que a a licitação está fraudado pra favorecer a uma só empresa. P.A Sindpas elite colitur. Ah só pra lembrar agulhas negras vem forte até pq Pinheiral não tem garagem em volta redonda e o dono da agulhas negras é parente advinha de Quem?? ?? Depois me avisem

    ResponderExcluir
  39. Se a licitação é fraude, se Samuca está agindo equivocadamente e etc etc, tem que fazer o que então? Deixar do jeito que está? Quais são os indícios de melhora que a VSF da? Não entendo isso... Não existe empresário bonzinho, desencantem dessa ideia. Inclusive, na Justiça do Trabalho a VSF sempre foi ré em muito mais ações do que as outras empresas da cidade. Se amanhã o interventor da VSF achar melhor demitir cobrador ele vai fazer. Os rodoviários não estão protegidos na VSF.

    ResponderExcluir
  40. Vc é louco. A sul fluminense entrou em crise depois que Seu Fernando morreu. A sul fluminense de hoje não é a mesma de antigamente não. A situação dela hoje não tem absolutamente nada a ver com Sindpass. E sim com a ma administração dos herdeiros. Simples àssim. Não vamos viajar também não. Samuca está certo e já deveria ter feito isso a muito tempo.

    ResponderExcluir
  41. Realmente depois q Seu Fernando morreu a empresa afundou... Também os filhos só viajam não estavam nem aí pra empresa.

    ResponderExcluir
  42. Pinheiral foi autorizada a entrar na 325 Santa Cruz x Ponte Alta pra reforçar a linha já que meses atrás a prefeitura fez intervenção em 10 linhas da sul fluminense. Está com previsão se não houver atraso a Pinheiral começar a operar a linha segunda-feira ou até quarta-feira da semana que vem.

    ResponderExcluir
  43. Então o que já temos aqui,

    155 no retiro (elite)
    Pinheiral na 325
    260 na 540 (santo Agostinho x vila)
    250 com extras no PJ.

    O que falta?

    Entrar na 455
    Entrar na 545/550
    Entrar na 120

    Ih, agora a vsf acaba de vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a 320? Será q não recebe reforço? Situação péssima aqui também :(

      Excluir
  44. Poxa que bom.. moro no Santa Cruz e está muito difícil a vida de quem mora aqui e depende de ônibus. Isso já poderia estar sendo feito a muito tempo. Eu ouvi um papo de a Agulhas Negras pediu ao Detro para estender a linha 9 de abril até o Retiro também. Alguém sabe de alguma coisa? Se isso é verdade mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom se verificar no cittamobi na avenida Antônio de Almeida no Retiro aparece lá linha P710 como teste, não aparece os horários porque a linha não está operante ainda, mas pode ser um indício que isso seja verdade.

      Excluir
    2. Tem tempo isso...

      Excluir
  45. Realmente, por muito tempo a Sul Fluminense cagou para a população de Volta Redonda. Todos reclamando e a empresa simplesmente não estava afim de resolver nada. Com uma boa manutenção nos veículos, os gastos diminuem. Diversos carros Volvo da empresa estão parados. Depois que o Fernando morreu, a empresa caiu pelo fato de ter ocorrido brigas internas, sim, por poder. Eles negam, mas todo mundo sabe que teve. No Retiro, a população sempre quis uma concorrência pelo fato da empresa nunca se atentar às reclamações. Fico com pena dos rodoviários mas também não é de todos, tem aqueles arrogantes que achavam que podiam fazer o quê quiser, matar horários, deixar passageiros pra trás desviando rota...até ontem eles não queriam trabalhar, pois vacilavam direto, agora mudaram o discurso e dizem amar o que fazem. Que os bons motoristas e cobradores sejam reciclados pela próxima empresa e que não os demitam em seguida. Infelizmente acho difícil a empresa se reerguer, a não ser que entre um novo sócio nela e que ela consiga comprar carros novos e quem sabe até fazer parte da licitação, mas também foi avisado, né. Se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia. Plantaram de qualquer jeito, agora vão colher frutos negativos. O senhor Fernando deve estar se remoendo. Saudades da época em que ele administrava SUA empresa.

    ResponderExcluir
  46. Pra vcs verem...como a sul fluminense monopolizava tudo. Aos poucos outras linhas e empresas entrando no Retiro e a população está adorando. Lógico q ainda os ônibus da Elite não estão andando cheios até porq as pessoas ainda não sabem o itinerário direito mas Jajá isso muda. Vale lembrar que Samuca disse que se as reclamações não diminuírem aí a sul fluminense irá começar a deixar de operar determinadas linhas e outra empresa assumirá sozinha sem a sua fluminense.

    ResponderExcluir
  47. Estranho e que a linha da van que supostamente vai no retiro e a 710a , sao sebastiao , no cittamobi fala que ela vai na vila rica , apos ir na vila rica , vai no aterrado , joao 23 , retiro e vila mury , o que sera que a van nos trara ?
    A carencia da 710a e de 50 minutos , sera que vao por mais , sera que vai rodar la ?

    ResponderExcluir
  48. Vamos ser sensatos galera,

    Quem defende a vsf hoje, defende a história da empresa e não a qualidade do serviço. Tem gente aqui que passa Raiva com a vsf, mas não deixa de defender a empresa, por não aceitar a empresa A ou a empresa B. Eu também já estive assim, mas não posso fechar os olhos para o que está acontecendo hoje. Depois que o Sr Fernando morreu, a empresa nunca mais foi a mesma. O Márcio até que tentou, mas não conseguiu também. Hoje a vsf está em uma situação insustentável e flata pouco para que ela deixe de operar as linhas municipais. A situação é tão grave, que não vejo ela por muito tempo nas intermunicipais também, pois a receita será tão pequena que ela não aguentará.
    Sabe o que eu vejo hoje, é que estamos Aqui discutindo, discordando do prefeito, mas e os donos? Será que estão preocupados? Acho que não! Para eles, mais vale uma boa briga do que um mal negócio, e não o contrário!
    Nunca fui a favor da elite, não sei porque, talvez por tudo o que já ouvi do P.A, mas no lugar dele eu faria a mesma coisa. Transporte coletivo é público, mas também é empresarial galera! O que vale é não perder dinheiro. Vamos raciocinar, imagina o Paulo Afonso investindo na frota, renovando, e melhorando o serviço, enquanto a vsf não fazendo absolutamente nada! Vocês aceitariam isso? Eu não! Podem falar mau da van, da Pinheiral, da elite, da vca, mas todas elas estão melhores do que a vsf, e ponto.
    Vsf irá perder as linhas não por perseguição, mas por erro dos sócios.
    Vamos nos acostumar com isso!
    Não acredito na virada da empresa, e se a elite está entrando no retiro, pinheiral no Santa Cruz ou em qualquer outro trajeto, que entre e preste um serviço melhor do que o atual, pois já deu o que tinha que dar.

    ResponderExcluir
  49. E ainda tem gente aí acreditando nos 50 novos ônibus da vsf?
    Se ela arrumasse os até estão na garagem e cumprisse os horários, não precisaria de 50 ônibus.

    1225 está desaparecido

    ResponderExcluir
  50. A verdade é a seguinte, a sul fluminense perdeu a capacidade operacional pra operar as linhas, há um número muito alto de ônibus encostado na garagem.

    ResponderExcluir
  51. Eu gosto da Sul Flu, mas não tem como defender, acho que até deu uma melhorada com os ônibus que chegaram, mas tbm ela diminuiu algumas linhas, se a gente olhar começo do ano todo dia tinha um intermunicipal na 530,310,225 e por ai, até deram chance dela se reerguer mas, torinos de 12, que estão bons mas daqui a pouco tbm já ta velho, 1323 e 25 sumiram, e não vejo o 1321 tbm, os megas são horríveis, os new torinos e vip IV que salvam mas são poucos, e um dos problemas sério é não saber escalar os ônibus, 1302 e 03 foram pra 440 e depois o 02 foi pra 315 e 02 só na e. central, 1309 ficou sem linha e agora ta no lugar do 1323 na 445, 325 poderia receber os vip 4 da 125 ou 525 e hoje ta sem nenhum carros que chegou, 1307 foi pra 440 saiu, foi pra 510 e agora ta na 430, ou seja ela esqueceu de linhas maiores, é claro que deu importância para outras linha que estavam precisando mas ela se perdeu, 440 eu não sei a escala, ta 1131 e 32 que faziam extra estão fixos, além deles tem 1118,1261,1231,1232,1168 e só o que eu sei o resto é mascarelo como 1174 e 89, mas de um linha de 14 carros só ter 6 ao certo é ridiculo, 1121 foi pra 505, 1129 foi pra 430 e hoje cada dia ta em uma linha, 1135 tava na youlity e hoje ta em uma linha diferente todo dia, na 325 tbm só tem 1233,34, faz tempo que nao vejo 1164 e 65 e o resto da linha não sei, 1116 que foi pra linha sumiu tbm, 500 sei só que o 1316 é fixo o outros dois não sei quem são. E isso tudo começou faz tempo.

    ResponderExcluir
  52. Década passada a SF tava no seu auge conseguiu algumas linha da AN, em 2005 comprou os vips, colocou na 440,325 e 125, 2006 veio mais seis carros, e em 2007 vieram 31 carros, para 320,510,500, 525/530, todas linhas que sempre a sf gostou e sempre renovava ou recebia carros novos, além da 125 que ela tinha acabado de pegar e 160 que recebeu 3 carros novos, em 2008 veios os mascarellos, foram pra 510,525/530 e linhas que nunca recebiam 0km, como 450,425, 430,310, meses depois veio os Vip II que os mais fracos foram 125 e os mais fortes para 325 e 440, mas não foram muuitos carros, mesmo assim em 2009/10 vieram os micros e ela tava aumentando a frota, veio 1249,50,51 e 52, depois vieram 53 e 54, até ai tudo bem, no final de 2011 renovou de novo, mas pra mim o erro começou ali, na vdd o primeiro erro foi comprar muitos carros fracos, mas na renovação de 2011 ela distribui diferente, beleza pq não eram muitos, mas não entendemos por exemplo 1191 na 160 e 1199 na 450, nem muito o 1161 na 300, mas 1164 e 65 na 325, 67 e 68 na 440, 69 na 510, 1190 na 125, 1193 na 525/530, 1200 na 120, isso ai ok, o 1222 na 455 foi um pedido do moradores e a sf acatou, mas três meses depois em 2012 já veio o restante dos carros, que por surpresa foram pra linhas que não recebiam carros novos, 1261 na 115, 1264 na 320A, 1262 na 445, 1265 no açude 4,1260 na 505 enquanto a 125 levou mais dois carros novos 1259 e 66, o que acho que foi muito, 1267 foi pra 510, e 1247 pra mim foi ok, mas pra mim poderiam ter deito assim, distribuissem os primeiros que vieram na 440 e 325 e o restos em outras linhas como 500,320,510 e tal , e ai vc ja via a despreocupação da sf com as maiores linhas, e isso pra mim foi o que pegou, muitas linhas foram esquecida, teve uma época em que 455 tiva 1247,62,64 e 22, enquanto 325 e 440 só com 2 carros novos, e sf viu que fez errado, assim que elite comprou carros 0 e colocou na 250 a sf tirou o 1191 da 160 e 1261 da 115 pra 510, e por ai foi, nao entendi a sf colocar o 1243 na 505, ela já tinha o 1260, poderia ter ido pra outra linha, e agora de novo cometeu alguns erros, que prejudicaram muito ela.

    Lembro que vi um vídeo no youtube do taí em conversa com alguém da sf e era de 2013/14 que já falava que estavam em crise. Mas que poderiam ter saído, teve tempo, mas infelizmente não conseguiu e olha como a empresa está hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de pressionada por moradores, a empresa devolvou o 1247 pra 515 SURRADO, o carro nunca mais foi o mesmo!!! Não entendi o fato da 455 ter vários Volvos, talvez por ter mais cilindros e por serem mais ágeis em subidas, e a linha tem bastante morro. Teve uma época que a 515 estava com 2 Volvos, o 1190 e o 1247. Depois disso, ela colocou o 1228 assim que arrumou, porém o carro não rende mt. Roda 1 dia na semana e fica o restante parado. 1205 que foi o primeiro Vip da linha, voltou pra ela e tá sempre lá. Vez e outra tem um Mega Plus nela, no lugar do 1228/1205

      Excluir
    2. Falam que o povo de lá reclamava muito, pediram df por isso o 1222 já foi pra lá de primeira, era pra pra 310, chegou a rodar na linha um dia mas foi pra 455, mas msm com as reclamações não precisava colocar vários carros com pne na linha, lembro que o 1247 saiu da 515 e foi pra 500, houve troca com o 1189, ai o 1247 foi pra 455 e o 1104 pra 500, depois o 1247 voltou e ficou, 1205 parecia que estava muito acabado mas até que não, 1228 era muito bom mas não sei hoje, 1184 sumiu da linha tbm

      Excluir
  53. E sinceramente, como a sf está hoje a elite pode estar amanhã, é só ver a trajetória da sf, tinha menos linhas, algumas linha como 505 e 515 tinham menos ônibus (não que isso seja bom) mas a empresa cresceu e teve erros como citei acima, a elite ta prestando um bom serviço e sempre gostei mais dos funcionários da elite do que da sf, mas se ela abrir tantos olhos pode ser ruim, se ela conseguir muitas linhas ela vai ter que comprar muitos carros, e quero ver isso, se ela vai comprar só vi 4, ou vai variar, comprar uns torinos, enfim to ansioso pelo desenrolar dessa história.

    E infelizmente é assim , olhem pro rio de janeiro que algumas empresas mandam e desmandam em alguns bairros, ou até cidades, olha o grupo da flores como é gigante, mas tbm tem carros bons, e é isso que estamos fadados, só espero que melhore a situação de quem utiliza transporte público.


    ResponderExcluir
  54. concordo a elite deve ser a próxima a quebrar poucos passageiros e muitas linhas.

    ResponderExcluir
  55. realmente a vsf errou feio em colocar carros zero nas linhas 545 455 505 300 e assim vai. 325 540 525 510 vem em 1 lugar pois lá da dinheiro.

    ResponderExcluir
  56. A informação que obtive é que agulhas negras e elite estão se articulando pra participarem da licitação e assumir as linhas da Sul Fluminense, a elite não tem capacidade operacional de assumir as 31 linhas da empresa, elas se dividiram, vale ressaltar que o empresário Gustavo Teixeira de Paiva proprietário das empresas Pinheiral, Agulhas Negras e Bem Te Vi está tratando um câncer nos Estados Unidos e quem está no comando da empresa é seu filho Gustavinho. Gustavinho estaria articulando com o seu tio o empresário Paulo Afonso Paiva Arantes dono da elite como ficaria a distribuição das linhas. Estão ocorrendo várias especulações até a de a elite se juntar com a agulhas negras e formar uma nova empresa, só lembrando que até o ano de 1986 a elite fazia parte do grupo agulhas negras só que se retirou do grupo sendo ate hoje fazendo sua trajetória sozinha. Há também a possibilidade da agulhas negras mudar seu nome e sua razão social para bem te Vi. Bem tee vi é a empresa que faz as linhas municipais de Pinheiral e como tem dividas baixas financia carros zero km pra Pinheiral que repassa pra agulhas negras. Há várias possibilidades. Tudo está na mao de Paulo Afonso Paiva e Gustavinho Paiva.

    ResponderExcluir
  57. É óbvio que a elite não vai assumir tudo, o transporte público de volta redonda vai ficar com apenas uma família. A família Paiva. Queria mesmo que viesse hma empresa de fora, trocar 6 por meia duzia? Imagina só mais de 40 linhas com um dos dois empresários mais covardes da região. Quero ver o Gustavinho colocar carro sem cobrador na 325. É um absurdo estava observando no ponto do shopping em pleno horário de pico a linha 714 sem cobrador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sul fluminense coloca carros sem cobrador na 325.

      Excluir
  58. Galera,

    Agulhas negras não pode participar da licitação. ela tem débitos com o município e pendências trabalhistas.
    Acredito que a elite entrando no retiro com a 155, já começa a desenrolar o Interesse da elite. Ela deve colocar mais linhas no retiro e a pinheiral fará o mesmo, depois da licitação, que elas permanecerão lá.

    ResponderExcluir
  59. Amigo no edital diz que a empresa terá de ter garagem em volta redonda.

    ResponderExcluir
  60. Exatamente... A empresa tem que ter garagem em V.Redonda se não poderá ganhar a licitação.

    ResponderExcluir
  61. Mas há uma cláusula no edital bem clara, que a empresa vencedora pode utilizar por 90 dias uma garagem provisória. Após esse período terá que ter garagem definitiva.

    ResponderExcluir
  62. Vale lembrar que a assinatura do contrato da licitação com a empresa vencedora é 30 dias após a data da licitação, com isso pode sim uma empresa de fora vencer a licitação e arrumar uma garagem provisória dentro desses 30 dias de prazo.

    ResponderExcluir
  63. Não vejo outra empresa vencedora que não seja Elite, pinheiral e VCA!
    Na licitação de Barra Mansa, também tiveram grandes empresas, mas nenhuma foi capaz de vencer o consórcio barra mansa, ou seja, sem licitação já temos as vencedoras.

    ResponderExcluir
  64. A propria sul fluminense disputou a licitação em Barra mansa.

    ResponderExcluir
  65. Mas lá foi cambalacho...não acredito que isso vá acontecer em VR.

    ResponderExcluir
  66. Juiz de fora também teve licitação e ganharam as mesmas empresas da cidade que já atuavam lá.

    ResponderExcluir
  67. Então quer dizer que aqui vai ser só a Elite! ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pode entrar consórcio também pra licitação,mas o consórcio só pode ter no máximo 02 (duas) empresas, isso também está no edital, aí nesse caso aa linhas seriam dividas com as empresas do consórcio.

      Excluir
  68. Pra quem disse que na 325 ia entrar a pinheiral hj, grande blefe
    Aff

    ResponderExcluir
  69. Sobre os 50 ônibus da vsf...
    Não acredito!


    Cara, se ela focasse em concertar os carros parados na garagem já estava de bom tamanho,mas não...


    Vsf cada dia que passa ficando pior

    ResponderExcluir
  70. Sera que a extensão da linha da elite e da pinheiral é para evitar que caso não ganhem a licitação elas possam continuar a atender esses bairros?

    ResponderExcluir
  71. Eu creio que essas linhas continuarão mesmo depois da licitação... Mas o Samuca vem dizendo que isso é provisório. Tomara que não seja.

    ResponderExcluir
  72. Aff sabia que era história esse negócio da pinheiral entrar no santa cruz quarta!

    ResponderExcluir
  73. 155 saindo do retiro para a casa de pedra 50 % todos cheios agora de manhã.

    ResponderExcluir
  74. O 155 só não está melhor porque faz via jardim amalia. Daqui a pouco eles inventam de colocar 155 vila rica direto, aí o negócio fica sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava pensando nisso tb kkk se colocar um 155 Direto ela vai conseguir dominar

      Excluir
  75. Mas a 155 volta vila rica x retiro é totalmente favorável pra quem mora no retiro já que passa num pequeno trecho da gustavo lira e amaral peixoto. Vale à pena!

    ResponderExcluir
  76. Em entrevista a uma rádio Samuca disse que pelo menos 4 empresas de fora da região estão interessadas em operar as linhas da sul fluminense. Inclusive representantes dessas 4 empresas foram conversar pessoalmente com ele na prefeitura. Ele não disse o nome dessas empresas...mas disse que 2 são do Rio, 1 de São Paulo e 1 de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  77. Tomara que vença a de MG ou a de SP, de preferência a de SP, pq as do RJ devem vir do histórico de propina da Fetranspor

    ResponderExcluir
  78. São Miguel é da bahia

    ResponderExcluir
  79. Tomara que mude mesmo , ta um caos vr .
    Mas nao entendi a van . Tirou o 025 e o 008 gran via e colocou um torino 07 no lugar . Entendi nao , mas ne kkk
    Mas do rio deve ser a flores , sp eu ouvi uns boatos , porem nada confirmado a de mg nao faco a minima ideia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pro Gustavo Paiva a ordem é os carros rodarem até 500 mil km rodados, por isso que retirou os gran via.

      Excluir
  80. A única que eu imagino é a Flores mas pode ser que nem seja ela..agora SP e MG nem imagino quem seja.
    Será q a Resendense e Cidade do aço irao entrar na disputa. O Motorista da cidade do aço da linha Piraí x Barra mansa disse que a empresa já está participando do processo de licitação de VR. Ele disse também que além da Cidade do aço, Resendense e Progresso estão na disputa. Vale lembrar que ninguém da prefeitura oficialmente disse nada com relação aos nomes da empresa pois segundo Samuca é sigiloso.

    ResponderExcluir
  81. A Progresso participou da licitação mentirosa de Barra mansa.

    ResponderExcluir
  82. Bancar 175 carros com ar condicionado não é pra qualquer empresa, Elite não tem carros com ar nem nas linhas da Colitur pra Angra, Resendense só ligar Ar nas linha Resende x VR e nos dois carros Vista Alegre, VCA não se livrou dos G6 nem urbanuss até hoje... Vamos ver qual vai ser, só acredito em quem vai ser a vencedora quando ela foi anunciada oficialmente

    ResponderExcluir
  83. Elite já está com novo itinerário passando pelo Retiro.

    155 RETIRO X VILA - VILA RICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentei sobre isso semana passada! Sabia que ela iria entender que estava levando prejuízo.

      Excluir
  84. Agora sim... E já é visível que os carros estão andando mais cheios.

    ResponderExcluir
  85. É mas acabei de ver o 155 aqui no Retiro com letreiro Jardim Amália 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mais cheio. Vi esse 155 VILA - VILA RICA NA PARTE DA MANHÃ LOTADO. Agora a noite vi cerca de 4 carros sentido Retiro por volta de 18h lotados tb.

      Excluir
  86. Pelo o que eu vi não achei a 155 muito cheia não, vi alguns mas não muitos, queria saber se o pessoal que já pegava a 155 esta achando, querendo ou não aumentou o número de carros, 2332,30,22,24 e 13 estão indo pra lá, mas será que piorou, melhorou ?

    550 ta dando sorte, 1223 que tava sumido voltou um tempo pra 510 e o 1307 saiu de lá e foi pra 550, hoje o 1235 estava no lugar dele, 1259 esta muito na linha tbm, parece que o 1322 tava na 445 junto com o 1309,
    1305 na 440, vi alguns onibus que não vi, parece que a sf ta tentando reerguer pena que é só agora né

    ResponderExcluir
  87. Então,

    Nota-se uma tentativa da vsf de seguir em frente, mas de maneira tardia. Ainda tem muito carro parado no pátio, galera! Semana passada alguns carros sumidos voltaram; RJ202.060, RJ 202.046, mas sem grandes avanços. Na municipal, não vejo o 1225 há séculos e a vsf insiste em errar na escala de ônibus. 1314 e 1311 na 160? 1309 na 445? Joga esses ônibus em outra linhas de maior demanda. Notei um aumento também na 540. A noite por exemplo, chego a ver dois 540 em um curto espaço de tempo, mas ainda sim, atrás do 260. Vejo que a vsf está provando do próprio veneno. 155 vejo mais cheio sim durante o dia, mas a noite por exemplo, vejo muito vazio também. Depois das nove, só passa 155 na Niterói sentido vila, zerado.
    Acho que a reunião que teve na garagem, deve ter tocado no assunto dos carros que não voltam para as ruas. Vamos aguardar.

    1262, 1264,1265,1266,1267,1225,1169,1167,1164,1161,1146, são exemplos de carros que são relativamente novos, e desapareceram já a algum tempo.

    ResponderExcluir
  88. Foram arrebatados junto com os motoristas,triste fim da vsf

    ResponderExcluir
  89. Intervenção na vsf foi anulada! Com isso, agora ela está preparada para perder tudo de vez!

    Tchau vsf!

    ResponderExcluir
  90. Como assim? Porque foi anulada e o que muda agora? Quem pediu a anulação?

    ResponderExcluir